O poder do diálogo


     Você já parou pra pensar em quantas discussões ou situações chatas você já passou por falta de diálogo?
     Muitas vezes falamos o que não deveríamos ou alteramos a voz na hora da raiva por falta de domínio próprio e nos esquecemos que a palavra falada dói mais que uma facada em algumas situações.Falamos demais e esquecemos de ouvir o ponto de vista do outro,gerando falta de compreensão e frustração.
    Outras vezes a pessoa sofre exatamente pelo oposto,"o falar de menos",você nunca sabe o que ela está pensando,porque ela não se expressa.Eu já fui assim e por ser assim as pessoas achavam que podiam tomar as decisões por mim,eu não tinha vontade própria, porque eu não falava.Foi uma dificuldade enorme pra mim,por exemplo,aprender a dizer não quando alguém me pede um favor que eu não posso ou não quero fazer.Eu achava que estava sendo má ou estava decepcionando àquela pessoa.Eu pensava nos outros primeiro e esquecia de mim.
    A partir do momento que aprendi a falar mais,a dialogar,expor as minhas idéias,o meu querer,foi libertador! O primeiro passo foi aprender a dialogar comigo mesma,(na verdade,um monólogo),
aprender mais de mim,porque dialogar é muito mais do que saber falar.
    Dialogar é ouvir,analisar,respeitar,é não tomar partido,ouvir sem julgar e saber expor minha visão pessoal sem precisar ofender ninguém.
    O ser humano tem destruído relações sejam elas de negócios,amizade ou familiares por falta de diálogo,principalmente nesse mundo digital onde se olha muito mais para uma tela do que para a pessoa que está ao seu lado.
    Pensem nisso!

             Tenham uma ótima semana!
                     Bjus.
                                               
                                        Por Bel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um pequeno desabafo sobre o suicídio

A mulher cristã e o feminismo